Protagonismo Negro: reflexões e inspirações na celebração do Dia da Consciência Negra
Em 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra e para celebrar essa data abordando assuntos de extrema importância, a Faculdade CCI realizou uma palestra com o tema “Protagonismo Negro”. Idealizada pela professora Mônica Vitorio, o bate-papo contou com a presença de mulheres negras inspiradoras, a doutora Denise da Costa Eleutério, a psicóloga Neusa Maria e a pastora Marisa Gama.
A doutora Denise é parceira no “Projeto Renascer”, onde desenvolve trabalhos de combate ao racismo dentro das escolas. Ela contou sobre desafios na vida pessoal e profissional, sobre racismo estrutural e institucional. Além disso, foi elucidada a necessidade de políticas de promoção da igualdade, além de abordar algumas atitudes de combate a práticas discriminatórias.
Neusa Maria é coautora da cartilha “Racismo não é mal-entendido, racismo é crime!” da OAB/DF e autora do livro “A princesinha negra”, onde conta a história de uma menina que, pelo racismo, foi perdendo seu brilho. Porém, conseguiu recuperá-lo. A psicóloga levou os acadêmicos a reflexão a cerca de atitudes que podem ser racistas mesmo de forma inconsciente.
A pastora Marisa é missionária na África Ocidental, em Guiné-Bissau. Na Escola Cristã Reobote, ela realiza um trabalho de assistência a crianças e adolescentes. Seu compromisso em prestar orientação cristã e educação foi ressaltado como uma expressão concreta do protagonismo negro, capacitando os jovens a vislumbrarem um futuro mais justo e confortável.
Assim, a palestra para os acadêmicos da Faculdade CCI não apenas celebrou o Dia da Consciência Negra, mas também reforçou a importância do seu protagonismo na construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.