
Projeto de extensão revisita Monteiro Lobato e integra teoria e prática acadêmica
O projeto de extensão “Do Sítio à Sala de Aula: novas leituras de Monteiro Lobato” marcou um importante momento de integração entre teoria e prática acadêmica na Faculdade CCI. Desenvolvido ao longo do semestre, com a participação de sete grupos, o trabalho reuniu estudantes do curso de Pedagogia e professora Kleybe Brum em torno de um objetivo comum: revisitar a obra de Monteiro Lobato, promovendo releituras críticas e criativas que dialogaram com o contexto contemporâneo.
As atividades envolveram dramatizações, produções artísticas, recontos adaptados e debates sobre os valores e temas presentes no universo do Sítio do Pica-pau Amarelo. A experiência possibilitou aos acadêmicos aplicar conhecimentos pedagógicos na elaboração de propostas que, além de valorizar a literatura infantojuvenil, estimularam o pensamento crítico e a criatividade.
Ao transformar a sala de aula em um espaço de experimentação literária e cultural, o projeto reforçou o papel da extensão universitária como ponte entre o ensino, a pesquisa e a comunidade. Para a instituição, a iniciativa representou não apenas um exercício formativo, mas também uma contribuição significativa para a preservação e renovação do patrimônio cultural brasileiro.
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