Caixa da Matemática
Estudantes de Pedagogia aplicam processos mentais com o uso de materiais manipuláveis
A análise de como o indivíduo precisa aprender a Matemática estruturou o projeto “Processos mentais com materiais manipuláveis”, desenvolvido pelos acadêmicos do 7º semestre de Pedagogia. Com base nos sete processos defendidos por Sérgio Lorenzato (2006), que aponta cada etapa necessária à construção da aprendizagem significativa no campo conceitual dos números, os estudantes construíram a Caixa da Matemática embasados na proposta de Cristiano Muniz (2015).
Confeccionadas em dupla, conforme a subjetividade de cada um, essas caixas compunham-se de uma variedade riquíssima e versátil de materiais pedagógicos que facilitam a compreensão da estrutura alfabética dos numerais e respectivas quantidades. Mediados pela professora Kleybe Brum, os grupos apresentaram planos de aula considerando a Taxonomia de Bloom.
Na exposição dos objetos, como tampinhas, palitos de picolé, material dourado, ábaco, formas geométricas, massa de modelar, miniaturas de números e letras, bolas coloridas, etc, eles aplicaram algumas metodologias referenciando-as aos sete processos mentais estudados – correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação.
A educadora fez intervenções práticas, inclusive envolvendo os participantes, para ilustrar objetivamente a aplicabilidade desses métodos que precisam ser desenvolvidos com as crianças numa abordagem lúdica e recreativa. Os exemplos apontaram que qualquer recurso – materiais alternativos manipuláveis, desenhos, histórias ou pessoas – pode enriquecer o senso matemático.
Por Francianne de Fátima
Outras informações sobre Vestibular, Transferência, 2ª Graduação, etc, acesse faculdadecci.com.br.
Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.