Formandos da Faculdade CCI defendem temas importantes ao exercício da profissão
No término da graduação, os universitários se preparam para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso – o conhecido TCC. Temido pela maioria, esse trabalho acadêmico, de caráter obrigatório no Ensino Superior, é um instrumento de avaliação final. A elaboração deste constitui-se de uma dissertação que pode ser em forma de monografia, artigo científico ou relatório de pesquisa.
A aprovação dos documentos é conferida por uma Banca Examinadora composta por professores que analisam todo o conteúdo abordado acerca do tema escolhido. Na hora de apresentá-los aos educadores, no caso da monografia, o graduando precisa mostrar segurança ao defender sua tese, dar ênfase aos resultados e expor seus argumentos com base teórica e bibliográfica.
Na Faculdade CCI, já iniciamos o período de entrega e apresentação dos TCCs. Com destaque para a área da Saúde, recebemos a cópia do artigo publicado na ReBIS – Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde -, de autoria da estudante Mirani Almeida que dissertou sobre “A Assistência de Enfermagem em homens privados de liberdade com tuberculose pulmonar”.
Frente a frente com a Banca, os formandos de Enfermagem trouxeram dois assuntos relevantes à profissão. “A atuação do profissional Enfermeiro de Unidade Básica de Saúde no Atendimento à criança e ao adolescente vítimas de violência doméstica” foi o tema dos alunos Jesiel do Bomfim e Sarah Clarice Tinoco. Já Anna Clara dos Santos e Gustavo Rodrigues Albino falaram de algo bastante polêmico: “O uso de CANNABIS no tratamento do transtorno do Espectro Autista”.
Por Francianne de Fátima